Vitória e Bahia decidem Campeonato Baiano após longo jejum – Itatiaia
Ouça a rádio
Ouvindo…
Programação
Compartilhe
Times
Osvaldo, do Vitória, e Jean Lucas, do Bahia, comemoram gols por seus times
Victor Ferreira/EC Vitória e Tiago Caldas/EC Bahia
Após seis anos de jejum, o clássico Ba-Vi definirá quem será o campeão baiano. Neste domingo (31), Vitória e Bahia entram em campo pelo primeiro jogo da final, às 16h (de Brasília), no Barradão, em Salvador (BA). A volta será na Arena Fonte Nova, no domingo seguinte, dia 7 de abril.
Donos das maiores quantidades de títulos do estado – o Bahia com 50, e o Vitória com 29 -, os rivais não se enfrentam na decisão desde 2018. Naquele ano, o Tricolor levantou a taça após vencer as duas partidas: 2 a 1 em casa e 1 a 0 fora.
Depois disso, o Rubro-Negro baiano iniciou uma derrocada histórica no futebol nacional. Foi rebaixado para a Série B em 2018 e, em 2021, acabou na Série C. As campanhas no Campeonato Baiano envergonharam os torcedores, já que o Leão sequer avançou da 1ª fase até 2024.
A final do Baianão deste ano, portanto, se torna a mais importante dos últimos tempos. O Vitória está recuperado e carrega, na bagagem, o título da Série B do Campeonato Brasileiro de 2023 – o primeiro nacional de sua história.
Já o Bahia vive grande expectativa após a aquisição da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) pelo Grupo City. É o segundo ano do conglomerado no comando do futebol tricolor, e a montagem do elenco tem animado o torcedor.
O Vitória vem de uma eliminação dolorida na Copa do Nordeste. Mesmo com a vitória sobre o Treze-PB na última quarta-feira (27), com o time reserva, o Leão terminou a fase de grupos do certame regional na 5ª colocação do Grupo A, com 14 pontos.
Ainda assim, a expectativa para a final é positiva. A equipe treinada por Léo Condé defende uma sequência invicta de 22 jogos no Barradão. A última derrota ocorreu em junho de 2023, para o Criciúma, por 1 a 0, pela Série B do Brasileiro daquele ano.
Vitória comemora gol no Barradão em clássico contra o Bahia
Victor Ferreira/EC Vitória
O Rubro-Negro não terá à disposição os seis reforços anunciados na última semana da janela de transferências. O zagueiro Reynaldo, os volantes Léo Naldi e Luan, os meias Pablo e Jean Mota, e o atacante Luiz Adriano chegaram depois do prazo de inscrições para o Estadual.
O meia Daniel Jr, que estava em processo de transição após se recuperar de uma lesão na virilha, chegou a participar de treinos durante a semana, mas segue como dúvida. O atacante Everaldo, machucado, está fora.
Por outro lado, o técnico Léo Condé terá a volta do atacante Iury Castilho. À Itatiaia, uma fonte ligada ao atleta confirmou que ele foi relacionado para o Ba-Vi.
Se o Vitória foi mal no Nordestão, o Bahia nem precisou levar o time principal para a última rodada da fase de grupos. Em sete jogos, o Esquadrão garantiu 18 pontos no certame e se classificou com a melhor campanha geral. O Sub-20 foi goleado pelo Botafogo-PB por 4 a 0.
A equipe treinada por Rogério Ceni, no entanto, não perde há 10 jogos. São nove triunfos e um empate, com 21 gols marcados e apenas seis sofridos. O último revés foi justamente para o arquirrival, na 1ª fase do Campeonato Baiano, por 3 a 2, no Barradão.
Dessa vez, o elenco tricolor quer fazer diferente, como foi na Copa do Nordeste, na Arena Fonte Nova – Bahia venceu por 2 a 1. “Temos que disputar ao máximo, igualar na vontade para não ser surpreendido. É o jogo da vida. Temos que deixar tudo”, afirmou o volante Rezende, em entrevista coletiva durante a semana.
Jean Lucas e Thaciano comemoram gol do Bahia contra o Vitória em clássico na Fonte Nova
Tiago Caldas/EC Bahia
Os desfalques confirmados do Bahia são quatro: o lateral-direito Cicinho, e os meias Sidney e Roger realizaram, neste sábado, mais uma etapa da transição física. Já o lateral-esquerdo Ryan ainda se recupera de uma lesão no tornozelo.
O atacante Everaldo, que não participou de diversos treinos ao longo da semana, é considerado dúvida. Neste sábado, ele esteve presente na atividade. O clube só divulgará a lista de relacionados para a partida deste domingo.
Os ingressos para a partida no Barradão estão esgotados. O Leão não informou quantos ingressos foram vendidos, mas a capacidade oficial do estádio é para 30.793 pessoas.
Por recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), os clássicos na capital baiana são disputados com torcida única. Portanto, apenas rubro-negros estarão presentes no local.
Lucas Arcanjo; Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e Patric Calmon; Willian Oliveira, Dudu, Rodrigo Andrade e Matheusinho; Osvaldo e Alerrandro. Técnico: Léo Condé.
Marcos Felipe; Arias (Gilberto), Kanu, Victor Cuesta e Rezende; Jean Lucas, Caio Alexandre, Cauly e Everton Ribeiro; Thaciano e Estupiñan (Ademir/Biel). Técnico: Rogério Ceni.
Motivo: jogo de ida da final do Campeonato Baiano
Data e horário: 31 de março de 2023 (domingo), às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos (BA)
Auxiliares: Luanderson Lima dos Santos (Fifa-BA) e Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA)
Árbitro de vídeo: Diego Pombo Lopez (BA)
TV: TVE, na TV aberta e no canal do veículo no YouTube
Siga a Itatiaia nas redes sociais
Av. Barão Homem de Melo, 2222 – Estoril
30494-080 – Belo Horizonte – MG
Telefone (31) 2105-3588
Todos os direitos reservados © 2024 Itatiaia