Mauro Cid delatou que Bolsonaro consultou comandantes sobre golpe – UOL Confere
A revista Veja trouxe hoje trechos da delação em que o tenente-coronel Mauro Cid disse em delação à Polícia Federal que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) consultou os três comandantes das Forças Armadas sobre a possibilidade de um golpe de estado, após derrota nas urnas. O UOL foi o primeiro veículo a noticiar o assunto presente na delação, em setembro do ano passado.
Reunião aconteceu em novembro de 2022, poucos dias depois da vitória do presidente Lula (PT), segundo o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Naquele período pós-eleições, Jair ficou recluso, relutava em aceitar a derrota enquanto, supostamente, tramava a possibilidade de um golpe se contasse com o aval dos comandantes das Forças.
Bolsonaro convocou reunião com os chefes do Exército, general Freire Gomes, da Aeronáutica, brigadeiro Carlos Baptista Junior, e da Marinha, almirante Almir Garnier. Ao chamar os comandantes para a conversa, Jair já havia aprovado uma minuta golpista, que teria sido elaborada por um de seus principais assessores, Filipe Martins, segundo Cid.
Milly Lacombe
O 8 de março é importante, mas e o dia 9?
Cristina Fibe
Quero aborto legal, menos feminicídio e Robinho preso
Josias de Souza
Tarcísio quer ensinar na escola civismo do 8/1
Juca Kfouri
John Textor precisa ser intimado a depor
Bolsonaro teria ficado a sós com os três comandantes das Forças Armadas, mas ouviu apenas do chefe da Marinha um suposto endosso ao golpe. De acordo com o relato de Cid à PF, o general Freire Gomes lhe confessou que o almirante Garnier teria colocado suas tropas “à disposição” do então presidente.
Ao UOL, a defesa de Bolsonaro disse que não vai comentar o caso por se tratar de “uma fofoca” do advogado do tenente-coronel. A reportagem não conseguiu contato com as defesas dos ex-comandantes das Forças. O espaço segue aberto para manifestação.
Mauro Cid voltará a prestar depoimento à Polícia Federal na próxima segunda-feira (11). A oitiva foi marcada após revelações feitas pelo general Freire Gomes à própria PF em seu depoimento, quando o ex-chefe do Exército disse que Jair Bolsonaro convocou reunião para discutir proposta golpista.
Segundo a Folha de S.Paulo, o plano incluía uma minuta para reverter a eleição de Lula. Freire Gomes também teria citado o ex-presidente como o responsável pela manutenção dos acampamentos golpistas em Brasília.
Bolsonaro pediu acesso ao depoimento de Freire Gomes. Os advogados do ex-presidente dizem que é “imperioso” que a defesa tenha acesso ao conteúdo das audiências do ex-chefe do Exército e de Carlos Baptista Júnior, ex-comandante da Aeronáutica.
No STF, a avaliação é de que o depoimento de Freire Gomes complica Bolsonaro. Segundo o colunista do UOL Josias de Souza, um ministro da Suprema Corte disse que o ex-chefe do Exército relatou “é melhor e mais valioso do que uma delação, porque contém revelações de uma testemunha, não de um criminoso à procura de benefício judicial”.
Para esse ministro, o resultado da audiência “consolidou o quadro probatório”. O integrante do STF, que acompanha as investigações de perto, disse ainda que as informações prestadas por Freire Gomes deram “consistência” a provas que já eram “sólidas”.
Gleisi critica troca de domicílio de Rosangela Moro, que responde: ‘Chora’
Lotofácil: Prêmio acumula e chega a R$ 4 milhões; veja números sorteados
Fruta que Mion cortou da dieta tem benefícios para os olhos, coração e mais
Inaugurações e TV: como Lula pretende ajudar Boulos e Marta em São Paulo
‘Tô nem aí’ de Tarcísio é parente próximo do ‘e daí?’ de Bolsonaro
Gleisi critica troca de domicílio de Rosangela Moro, que responde: ‘Chora’
O É DA COISA: Tarcísio e direitos humanos no raio que os parta; e o golpe
Haddad é ‘bucha de canhão’ de Lula e será exonerado, diz Eduardo Bolsonaro
Padre Kelmon confirma pré-candidatura à Prefeitura de SP pelo PRTB
Moraes proíbe investigados em suspeita de golpe de ir a eventos militares
Sakamoto: Lula terá que falar menos de guerra e mais sobre a vida no Brasil
Fux restabelece pensão vitalícia a viúvas e ex-governadores da Paraíba
Michelle pode disputar vaga no Senado, diz Bolsonaro: ‘Começar devagar’
STF decide que União deve indenizar família de vítima de bala perdida
Bolsonaro diz que foi convidado por Netanyahu para visitar Israel
Assine UOL
Telefone
4003-6118
Capitais
0800 703 300
Demais localidades
Baixe nossos apps
1996 – 2024 UOL – O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade