Curitiba registra surto de hepatite A com 150 casos confirmados em 2024; veja como se prevenir
Em 2023 foram 23 casos notificados, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Homens entre 20 e 39 anos são os mais afetados. Curitiba enfrenta surto de hepatite
Curitiba registrou 150 casos confirmados de hepatite A até o dia 26 de abril deste ano, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Em 2023, foram 23 casos notificados, segundo a prefeitura.
Além disso, três mortes pela doença foram confirmadas pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM), também em 2024.
O alto número de casos caracteriza surto da doença, conforme a secretaria.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
O secretário de saúde do Paraná, Beto Preto, ressaltou que o aumento de casos está concentrado na capital e que no restante do estado não há um surto da doença.
Hepatite A é uma doença infecciosa, viral e imunoprevenível, causada por um vírus. Ela pode ser transmitida por meio do consumo de água e alimentos contaminados por fezes; falta de higiene pessoal ou saneamento básico precário.
Contudo, uma investigação realizada pelo Centro de Epidemiologia da capital não identificou focos de contaminação de água ou alimento.
Portanto, o diretor do Centro de Epidemiologia, Alcides de Oliveira, informou que a prática sexual sem preservativo é um dos fatores que podem contribuir para o aumento da doença.
“Historicamente a Hepatite A sempre esteve relacionado a alimentos, água contaminada… Porém, aqui em Curitiba, no momento, é em relação a questão sexual. Prática sexual desprotegida levando à transmissão da doença”, disse.
Leia também:
Sorte grande: Moradora de Maringá ganha R$ 1 milhão em sorteio do Nota Paraná
Doações para o Rio Grande do Sul: encontre pontos de coleta no Paraná
Investigação: PF deflagra operação contra crimes em contratos públicos nos Portos do Paraná formalizados em 2008
Jovens adultos concentram maior número das contaminações
De acordo com a SMS, dos 150 casos registrados, 120 atingiram homens e 30, mulheres, principalmente entre 20 e 39 anos.
Ainda conforme a secretaria, 72 pessoas precisaram de hospitalização, sendo sete delas internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Confira detalhes também de:
Quais são os sintomas?
Como prevenir?
O que fazer quando identificar os sintomas?
Quais são os sintomas?
Os principais sintomas da doença são fadiga, mal-estar, febre e dores musculares, que podem evoluir para sintomas gastrointestinais como enjoo, vômitos, dor abdominal, constipação ou diarreia.
Depois, uma coloração amarelada da pele pode aparecer, chamada de icterícia. Além de urina escura e fezes esbranquiçadas.
Curitiba enfrenta surto de hepatite A
Reprodução/RPC
Como prevenir?
Veja algumas dicas para prevenir a hepatite A:
Intensificar os cuidados de higiene das mãos antes de comer e após usar o banheiro;
Ter atenção à qualidade da água, tanto para o consumo quanto a usada para lavar frutas e verduras;
Usar preservativos nas relações sexuais;
Tomar a vacina disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para crianças a partir dos 15 meses até 4 anos 11 meses e 29 dias de idade.
O que fazer quando identificar os sintomas?
Ao identificar os sintomas, procure atendimento de saúde nas UBS, Unidade de Pronto Atendimento (UPAs) ou pela Central Saúde Já de Curitiba pelo número 41 3350-9000
Depois de uma triagem realizada por um profissional de enfermagem, o paciente pode ser direcionado para uma consulta médica por telefone ou vídeo.
Na consulta, receberá as orientações ou será encaminhado para atendimento presencial, se necessário.
Teste de hepatite é feito com ‘picada’ no dedo
RPC
Mais assistidos do g1 PR
Leia mais em g1 Paraná.
source