Bahia e Vitória fazem final do Baiano pela 30ª vez; veja retrospecto


Seis anos depois, Bahia e Vitória voltam a decidir o Campeonato Baiano. Após vencerem suas respectivas semifinais, os rivais de Salvador (BA) se encontrarão nas finais do Estadual pela 30ª vez na história. O primeiro jogo deve acontecer no Barradão. O segundo, na Arena Fonte Nova.
A finais estão pré-agendadas para os finais de semana de 31 de março e de 7 de abril. No início da semana a Federação Bahiana de Futebol (FBF) vai divulgar as datas exatas e os horários das partidas.
De acordo com levantamento realizado pelo Portal 71, a edição de 2024 determinará um desempate. Afinal, em 29 Ba-Vis realizados em decisões, cada um dos clubes venceu 15 vezes.
A polêmica de 1999
A conta pode parecer estranha, mas é real porque em 1999 os rivais dividiram o título. Naquele ano, o Bahia venceu o primeiro jogo, realizado na Fonte Nova, por 2 a 0. A volta seria no Barradão. No entanto, após uma ação popular movida por dirigentes tricolores, que alegavam que o estádio rubro-negro não tinha condições de receber o evento, a partida foi transferida para a Fonte Nova.
No dia da decisão, 13 de junho de 1999, a delegação do Esquadrão se dirigiu para a Fonte, enquanto os rubro-negros foram para o Barradão. O Tricolor venceu por WxO e foi declarado campeão. Entretanto, em 2002, a FBF voltou atrás e disse que o título seria dividido. A consagração dessa medida só ocorreu em 2005.
Fórmulas distintas
Como o Baianão já teve diversas fórmulas, o levantamento conta apenas os anos em que o regulamento previa de fato uma final. O campeonato já foi decidido por meio de quadrangulares, pontos corridos e outras maneiras.
Sendo assim, há anos em que Bahia e Vitória terminaram com as duas primeiras colocações do Estadual, mas não entraram em campo para decidir quem seria o campeão. Há outras ocasiões em que até decidiram, mas dentro de fórmulas que não previam uma final.