15 de janeiro de 2025 - 10:01 AM

Concessionária identifica mais de 50 irregularidades na rede de energia na região noroeste paulista

 Concessionária identifica mais de 50 irregularidades na rede de energia na região noroeste paulista
#Compartilhe


Operação foi realizada pela concessionária de eletricidade que presta serviços na região de Catanduva (SP). Prejuízo da energia furtada é custeado pelos consumidores regulares. Operação para combater fraudes e furtos de energia ocorreu em 15 cidades da região de Catanduva (SP)
Energisa/Divulgação
Uma operação realizada pela concessionária fornecedora de energia elétrica na região de Catanduva (SP) identificou 54 irregularidade, entre furtos e fraudes. A ação ocorreu durante duas semanas e terminou na quinta-feira (23).
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Ao todo, foram realizadas 132 vistorias em 15 cidades. Do total de 54 irregularidades, dez estão relacionadas a estabelecimentos comerciais e uma indústria, o que equivale a um prejuízo de R$ 44 mil, com desvio de 51 mil kWh.
Também foram constatadas ligações clandestinas e adulterações nos medidores de energia em imóveis residenciais. De acordo com a Energisa, foram desviados 449 mil kwh.
Ligações clandestinas representam riscos a toda a população, já que são feitas de forma irregular
Energisa/Divulgação
Perigos
O furto e a fraude de energia são crimes previstos no Código Penal. O responsável pelo imóvel pode responder criminalmente e, na maioria dos casos, o fornecimento de energia é interrompido como medida de segurança até que a situação seja regularizada. A Polícia Civil é acionada para o registro da ocorrência.
As ligações clandestinas também podem representar riscos como choques e descargas elétricas, tendo em vista que são feitas por pessoas que não têm qualificação e conhecimento sobre a rede de alta tensão.
Normalmente, a energia furtada acaba sendo dividida entre os clientes que pagam a conta regularmente. Essa é uma medida realizada pelas fornecedoras de eletricidade, conhecida como repasse na tarifa de energia.
Por lei, a estimativa de perdas de energia é calculada e dividida na tarifa das distribuidoras de energia em todo o país, que é definida anualmente, ou seja, quem paga a conta em dia acaba tendo na própria tarifa o valor da energia furtada.
O consumir que suspeitar de qualquer irregularidade deve denunciar diretamente para a concessionária ou comunicar a polícia.
Por lei, prejuízo ocasionado pelos desvios na rede elétrica é custeado pelos consumidores regulares
Energisa/Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
source

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − oito =