22 de janeiro de 2025 - 6:59 PM

Estátua de Daniel Alves será recolhida de Juazeiro após recomendação do MP da Bahia – UOL Esporte

#Compartilhe

A prefeitura de Juazeiro vai atender a uma recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e irá recolher a estátua de Daniel Alves, localizada no centro da cidade. Natural do município baiano, o ex-jogador do Barcelona e da seleção brasileira foi condenado na Espanha a quatro anos e seis meses de prisão por estupro de uma mulher de 23 anos. Em liberdade provisória até o trânsito em julgado, ele alega inocência e afirma que a relação foi consensual.
A recomendação do MP-BA se baseia na Lei Nº 6.454/1977, que normatiza sobre o uso de recursos públicos para aquisição e instalação de monumentos de pessoas vivas. Procurada pelo Estadão, a prefeitura afirmou que “irá recolher a obra nos próximos dias”, sem especificar data. A administração municipal tem 30 dias para cumprir a recomendação.
A remoção do monumento, inaugurado em 2020, é pedida pelos moradores desde o ano passado, quando Daniel Alves foi preso preventivamente sob a acusação de estupro. As demandas ocorrem especialmente pelas redes sociais e ganharam força após a condenação do atleta.
Wálter Maierovitch
Moraes salvador da pátria? É hora do desconfiômetro
PVC
Clássico do Caos no Rio: palpites para a 4ª rodada
Jamil Chade
‘Mulher que mora na rua precisa escolher agressor’
Juca Kfouri
Otimismo e realismo com Zubeldía
Em fevereiro, a prefeitura de Juazeiro afirmou que não iria se manifestar sobre o assunto até a conclusão do tema, tendo em vista que o jogador entrou com um pedido de apelação, e informou que não havia recebido pedidos oficiais para a retirada da obra.
Produzida pelo artista plástico Leo Santana, a estátua está localizada na região central do município e exibe Daniel Alves em tamanho real com a camisa da seleção brasileira e uma bola de futebol nos pés. Inaugurada em 2020, a obra foi vandalizada diversas vezes após a prisão do jogador.
Pouco tempo depois de o caso vir à tona, o monumento amanheceu com um saco preto na região da cabeça, enrolado com fita adesiva. Em fevereiro deste ano, o monumento foi visto coberto com manchas brancas, cuja limpeza foi realizada pela prefeitura de Juazeiro. No mês seguinte, a estátua foi pichada e acabou sendo limpa por uma mulher que alegou ser prima do atleta.
O julgamento de Daniel Alves durou três dias e foi finalizado no dia 7 de fevereiro, aproximadamente 13 meses após a prisão preventiva do jogador, ocorrida em 20 de janeiro de 2023. Condenado a quatro anos e seis meses pelo crime de estupro, o jogador de 40 anos pagou o valor de 150 mil euros (R$ 800 mil aproximadamente) à Justiça da Espanha e recorre da decisão em liberdade.
A liberdade provisória de Daniel Alves não significa que foi absolvido. Depois da condenação no Tribunal de Barcelona, o caso é avaliado pelo Superior Tribunal da Justiça da Catalunha (STJC). Lá, estão um pedido da defesa pela absolvição do brasileiro e outro do Ministério Público para o aumento da pena imposta – que determina, ainda, cinco anos de liberdade vigiada e dez anos de distância da vítima após o cumprimento da condenação. Para ter a liberdade provisória, além do pagamento da fiança, ele também precisou entregar os passaportes (brasileiro e espanhol) e comparecer semanalmente no Tribunal de Justiça de Barcelona.
Ramagem quer que governo suspenda sigilo de lista de servidores hospedados em hotel de luxo
Como a Liga Forte vai dividir jogos em pacotes nos direitos do Brasileirão
Rubro-negro, Anderson gravou música para o Fla e embalou torcida do Vasco
Palmeiras e Crefisa: uma história tão improvável quanto fascinante
Salah e Klopp discutem em jogo: ‘Se eu falar, vai pegar fogo’, diz egípcio
Thiago Monteiro celebra vitória contra Tsitsipas: "Consegui me impor muito bem"
Girona vence Las Palmas fora de casa e volta à vice-liderança do Espanhol
Liverpool empata com West Ham e se afasta da briga pelo título do Inglês
Liverpool vira, mas cede empate ao West Ham e tropeça na briga pelo título do Inglês
Duilio responde sobre ressalvas de órgão do Corinthians a contas de 2023
Palpites: Teremos surpresas nos clássicos do Rio e de SP
"Totalmente inserido": Léo explica trabalho no Santos, elogia elenco e pede pés no chão
CRB x Amazonas: veja prováveis escalações e onde assistir ao jogo pela Série B
Confira onde assistir aos confrontos da Série C deste sábado
Bahia x Grêmio: saiba informações, prováveis escalações e onde assistir ao duelo pelo Brasileirão
Assine UOL
Telefone
4003-6118
Capitais
0800 703 300
Demais localidades
Baixe nossos apps
1996 – 2024 UOL – O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade

source

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − nove =