11 de janeiro de 2025 - 6:12 AM

Depois da reestruturação, o próximo passo das Casas Bahia – NeoFeed

#Compartilhe

Em entrevista ao programa É Negócio, parceria do NeoFeed e CNN Brasil, Renato Franklin, o CEO da companhia, revela o que pretende fazer a partir de 2025
Carlos Sambrana Carlos Sambrana 07/04/24 12:00
Renato Franklin, CEO do Grupo Casas Bahia
Não é novidade no mercado que o Grupo Casas Bahia tem passado por um amplo processo de reestruturação desde que Renato Franklin assumiu como CEO em maio do ano passado. E Franklin, ao contrário de executivos que tentam “dourar a pílula”, sabe e não esconde a dificuldade do trabalho que tem pela frente.
“Chamamos essa reestruturação de back to basics, que é voltar para o básico, que é o varejo e o crediário”, diz Franklin em entrevista ao É Negócio, parceria entre o NeoFeed e a CNN Brasil, que vai ao ar as 20h45, no domingo 7 de abril, na televisão e em todas as plataformas da CNN Brasil.
O plano de reestruturação ainda está em andamento. “Estamos 35% do plano”, afirma Franklin. Esse plano inclui fechamentos de lojas e centros de distribuição; a saída de negócios que não eram core, como o banco digital; a diminuição do quadro de funcionários, a redução de estoques de R$ 2 bilhões e até a mudança de nome, de Via para Grupo Casas Bahia.
Mas um dos principais pontos do plano era a renegociação de dívidas bancárias – o que foi feito recentemente, alongando os prazos de pagamento com os bancos. “A companhia ficava muito pressionada gerando uma percepção de risco exagerada no mercado de capitais em geral”, diz Franklin. “O mercado ainda precifica um pouco esse risco.”
O executivo diz que fechou o ano de 2023 com altos gastos de reestruturação e que 2024 apresentará um balanço mais limpo. “Essa reestruturação é cara. O payback varia de 6 a 18 meses”, diz Franklin. “Vamos entrar no segundo semestre com a companhia mais próxima do que desejamos e, em 2025, voltaremos a crescer.”
Nos planos de crescimento do Grupo Casas Bahia, hoje com mais de 1,1 mil lojas, está a abertura de 200 unidades depois que a reestruturação for concluída. “A gente tinha mais ou menos 50% de vendas online e 50% lojas físicas. Com a reorganização, a gente foi para 60% lojas físicas e 40% online”, diz Franklin.
Sobre a abertura de novas lojas, Franklin diz que o grupo tem um market share alto no Sudeste, mas em outras regiões do País ainda há muito espaço para crescer. Na entrevista, o executivo fala também da competição com outras plataformas, o mercado paralelo de celulares, do erro que cometeu e muito mais. Para assistir, basta clicar no link abaixo.

Receba o NeoFeed no seu e-mail

Notícias Recentes
Laura Ming 07/04/24
Elaine Guerini 07/04/24
Gonçalo Junior 07/04/24
Zoe Lee, Amanda Spry e Jessica Vredenburg 06/04/24
Gonçalo Junior 06/04/24
Mais sobre: Negócios
Ralphe Manzoni Jr. 05/04/24
Ivan Ryngelblum 05/04/24
Moacir Drska 05/04/24
Ralphe Manzoni Jr. 05/04/24
Ivan Ryngelblum 04/04/24
Vídeos
A empresa de energia Lemon estava muito concentrada em um cliente: a rede de hotéis Oyo. Com a pandemia, a fonte secou. A solução foi migrar para bares e restaurantes
Rodrigo Loureiro 05/04/24
Valora conclui oferta pública de fundo imobiliário e vai usar os recursos para pagar cinco prédios comprados de fundo do BTG. Um prédio no Leblon está perto de ser adquirido. Daniel Pegorini, CEO da gestora, explica a tese
Ralphe Manzoni Jr. 03/04/24
Ao Vida de Startup, Vitor Asseituno, fundador e presidente da healthtech conta os desafios para operar a healthtech durante a pandemia e como enfrenta gigantes dos planos de saúde
Rodrigo Loureiro 29/03/24
Centro de inovação no País muda a maneira como a multinacional francesa de cosméticos identifica seus produtos. O CEO Marcelo Zimet explica os números e a estratégia da marca ao NeoFeed
Márcio Kroehn 28/03/24
Bruno Ballista, sócio da XP, debate no Wealth Point o novo marco regulatório das assessorias de investimentos. A segunda fase entrará em vigor em novembro
Patricia Valle 27/03/24
Receba o NeoFeed no seu e-mail

Copyright © 2024 NeoFeed.
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por

source

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 4 =