Robinho é preso em Santos e vai cumprir pena de 9 anos por estupro – UOL Esporte
Robinho foi preso pela Polícia Federal na noite de ontem (21) após o STJ (Superior Tribunal de Justiça) homologar o pedido da Justiça italiana para que o ex-jogador cumpra a pena de 9 anos de prisão no Brasil. Ele foi condenado por estupro cometido em 2013.
A prisão foi realizada na casa do ex-jogador, em Santos. A ida da polícia à residência de Robinho aconteceu um dia após o STJ decidir que o ex-atleta deve cumprir a pena no Brasil.
O ex-jogador passou por exame de corpo de delito e por uma audiência de custódia. Após este passo, Robinho foi transferido para a Penitenciária 2 de Tremembé, no interior de São Paulo.
Josias de Souza
Quem vai reestatizar a segurança no Rio?
Reinaldo Azevedo
Caso Marielle tem de ser ponto de partida
Felipe Salto
STF e Fazenda desarmam bomba de meio trilhão
Juca Kfouri
Gramados bons no Brasil valem mais que o hexa
O ofício para a execução da pena foi enviado para a Justiça Federal de Santos hoje (21) e encaminhado à Polícia Federal. Ele foi assinado pela ministra Maria Thereza de Assis Moura, presidente do STJ.
A Polícia Federal, na noite desta quinta-feira, 21/3, cumpriu mandado de prisão, emitido pela 5ª vara Federal de Santos, em desfavor de Robson de Souza.
O preso passará por exame no IML, por audiência de custódia e será encaminhado ao sistema prisional.
Em sessão do STJ realizada ontem, nove dos 11 ministros presentes votaram a favor da homologação do pedido vindo da Itália. Apenas dois deles votaram contra.
O STJ também decidiu que a execução da pena fosse imediata. A defesa de Robinho pediu um habeas corpus ao STF, mas ele foi negado pelo ministro Luiz Fux, sorteado para ser o relator.
Robinho e mais cinco amigos foram denunciados por estupro por uma mulher albanesa. O caso aconteceu no dia 22 de janeiro de 2013, na boate Sio Cafe, em Milão, na Itália. Até hoje, apenas ele e Ricardo Falco foram condenados.
Os outros quatro amigos de Robinho não foram condenados. Como todos já haviam deixado a Itália durante as investigações, eles não foram localizados pela Justiça para serem notificados para a audiência preliminar que aconteceu em 31 de março de 2016. Assim, o juiz resolveu separar os casos
Em 2014, Robinho admitiu ter mantido relações sexuais com a vítima, mas negou violência sexual. Ele reforçou o discurso em 2020, em entrevista ao UOL.
Ainda em 2020, quando já havia sido condenado em primeira instância, ele acertou seu retorno ao Santos. O Peixe, no entanto, suspendeu o contrato com o atacante dias depois por causa da pressão da torcida e da imprensa pelo caso.
Newsletter
OLHAR OLÍMPICO
Resumo dos resultados dos atletas brasileiros de olho em Paris-24 e os bastidores do esporte. Toda segunda.
Em 2022, Robinho foi condenado na terceira e última instância da Justiça italiana a nove anos de prisão. Entretanto, ele nunca foi preso por já estar no Brasil, que não extradita seus cidadãos. Sendo assim, a Itália pediu para que o Brasil julgasse a possibilidade de o ex-jogador cumprir a pena em solo brasileiro.
O Ministério Público Federal se manifestou a favor da prisão de Robinho. O vice-procurador geral da República, Hindenburgo Chateaubriand, mencionou as gravações feitas pela Justiça italiana que levaram à condenação de Robinho. Essas gravações foram publicadas pela primeira vez no podcast UOL Esporte Histórias – Os Grampos de Robinho.
O podcast UOL Esporte Histórias – Os Grampos de Robinho trouxe áudios inéditos usados pela Justiça italiana para condenar Robinho e Ricardo Falco pelo estupro.
Você pode ouvir todos os episódios nos links abaixo.
O UOL Esporte Histórias também está disponível no YouTube do UOL Esporte, no Spotify, na Apple Podcasts e em todas as plataformas de podcast.
Enquete UOL BBB 24: embate entre Davi e Leidy tem porcentagem surpreendente
‘Testa de ferro’: renda de mulher de Rivaldo subiu 1444% em um ano, diz PF
Paredão BBB 24: veja as porcentagens da enquete UOL atualizadas agora
O choro revelador de Vinicius Junior
Imprensa espanhola diz que Daniel Alves deu mansão de garantia para fiança
Com dúvidas, Santos faz penúltimo treino antes de enfrentar o Bragantino pelo Paulistão
Daniel Alves deixa prisão na Espanha após pagar fiança de mais de R$ 5 milhões
Vini Jr. chora ao falar sobre racismo sofrido na Espanha: "Cada vez menos vontade de jogar"
Romário comenta comparações com Endrick: ‘Tem que correr pra c…’
Vini mudou de ideia sobre deixar Real: ‘Se saio, dou o que racistas querem’
Palmeiras programa treino no Allianz um dia antes de semi do Paulistão
Vini Jr chora e desabafa sobre racismo: ‘Cada vez menos vontade de jogar’
Baltazar, o ‘Cabecinha de Ouro’, nos deixava há 27 anos
Arboleda é flagrado em boate nos EUA com colega de seleção de 16 anos
Ex-lateral de Chelsea e Arsenal, Ashley Cole entra para o Hall da Fama do Campeonato Inglês
Assine UOL
Telefone
4003-6118
Capitais
0800 703 300
Demais localidades
Baixe nossos apps
1996 – 2024 UOL – O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade